inspiração

Nunca vou entender a amizade

quinta-feira, janeiro 09, 2014 Unknown 5 Comentários


Ela é formada nos lugares mais improváveis. Entre pessoas mais improváveis ainda. Ela não tem cor ou limite de peso. Nada é empecilho para ela ser iniciada. E sem você perceber, ela já faz parte da sua vida.
Amigos trocam ofensas diariamente. Ameaçam contar coisas sobre você. Eles te decepcionam inúmeras vezes. Publicam fotos indecentes suas. Te constrangem em público. Xingam a santa da sua mãe com frequência. E você não consegue se imaginar sem aqueles idiotas.
Num momento eles desaparecem sem parecer se importar muito com você. Num outro, decidem dividir o mesmo teto com você e a encarar o mundo, juntos. Eles te fazem ficar acordado até o sol nascer pra te contar uma história que poderiam resumir em cinco minutos. Mas também estão lá toda vez pra aturar seu mal humor de um dia ruim. Você usa em seu benefício os talentos profissionais dele sem pagar uma mísera moeda. E algumas vezes eles madrugam em suas férias só para poder passar um tempo com você, mesmo que seja pra fazer nada. Alguns até nem falam a mesma língua e, mesmo assim, se entendem.
Mulheres tem homens como grandes amigos sem pedir nada em troca. Homens tem mulheres como grandes amigas e nem sempre tem segundas intenções. Com amigas reunidas, um shopping pode render um ótimo dia. Com amigos, basta um joystick na mão. Já todos misturados, um dia juntos é muito pouco.
O tempo pode brincar com os amigos. A distância faz a retaliação entre ambos. Meses podem passar sem manter o contato, mas usufruindo da sinceridade, a velha amizade verdadeira se reencontra. E descobre, simplesmente, que a briga era apenas a falta que um fazia ao outro. Alguns podem ter mudado conforme os anos e não se ajustar mais a você. Mas podem agora se ajustar a outras pessoas e ainda outras se ajustarem a você.
Eu nunca vou entender a amizade. E nem preciso. Ter alguém em que possa confiar, ter essa reciprocidade de nos gostar, nos ouvir, nos divertir, de estar lá quando um precisar, seja entre acertos e tropeços, é o que quero. Nenhuma amizade é perfeita por nenhum dos envolvidos serem perfeitos, mas nem por isso ela deixa de ser especial. Se for verdadeiro, acabamos gostando dos defeitos do amigo. E, ele, dos nossos.
Ninguém pode viver sem uma amizade. Precisamos criar laços, compartilhar histórias. Elas dão graça as nossas vidas e é nelas que vivem nossas lembranças. Assim, ao longo do caminho, descobrimos que com um par de pernas a mais podemos ir além da onde esperamos chegar. Se ele topar dividir a mesma estrada com você, lado a lado, siga viagem sem medo: ele é único.
Do menino, que gostaria que todos seus amigos fossem vizinhos de porta.
– Eric Ventura

Você também pode gostar:

5 comentários:

  1. Maravilhoso texto em todo seu sentido, em cada linha, em cada parágrafo... Tenho poucos amigos, os que realmente posso chamá-los de amigos e digo que, assim como no texto, não viveria sem eles!

    ResponderExcluir
  2. Esse texto me fez emocionar... porque hoje estou morando fora do pais e eu fui embora brigado com tres grandes amigos... que hoje me fazem uma enorme falta. Lindo texto.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Também nunca vou entender a amizade, Eric...
    Tenho uma grande amiga que mora longe, que quase não vejo ou ligo, mas quando nos vemos, nada muda. E tenho outros grandes amigos e amigas que vejo toda semana. Mesmo com as diferenças, todos são amigos. Chega a ser engraçado, não?
    Amo seus textos. Você é um gênio! ;)
    Um abraço,
    Dayenne Vieira.

    http://um-momentoasos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto,adoro o blog ,os textos e você!!!

    ResponderExcluir