inspiração,

Lamento por você ser um covarde

quarta-feira, julho 22, 2015 Unknown 3 Comentários


Tem gente que vê uma nova página nas redes sociais sobre viagem e diz: "Lá vem outro candidato a ser o cara que largou tudo, criou um blog, uma página no Facebook e quer me ensinar como aproveitar cada minuto da minha vida. Que piada!". Bem, meu caro, se você se identifica com essa frase, esse texto é pra você.
Há poucos dias uma mulher me questionou sobre liberdade. Em seu discurso, disse não ser uma madame para sair viajando por aí e que precisam acabar com esse tipo de maluquice. Será que as pessoas pensam que a única forma de viajar é ficando em hotéis de luxo e fazendo compras? Que o único motivo de sair de casa é para a ostentação?
Cada um tem seus motivos, mas para mim o sentido de viajar é muito mais que conhecer pontos turísticos. Significa deixar bater as asas que me foram dadas. É conhecer os lugares que nos foram presenteados. É a realização de sonhos que não deveriam ser apenas sonhos. Minha consciência precisa saber que existem mais possibilidades do que apenas a de obedecer ordens no horário do expediente.
Lamento por essa mulher e por várias outras pessoas, pois esse pensamento não é único. Muitos deles estão espalhados pelo mundo. Para mim são os mesmos reclamões que criticam tudo e todos do outro lado do computador. Eles também estão no grupo daqueles que nada fazem para mudar. E pior, exigem ética e são os primeiros a burlar o sistema para se darem bem. Não se informam direito sobre coisa alguma. Comparam o nosso país com qualquer outro sendo que mal tiraram os pés do próprio estado. São pessoas que foram consumidas por suas inseguranças e, sinceramente, eu lamento por isso. Perderam a chance de viver.
Eu quero cada vez mais a força para poder sair do cotidiano e me aventurar em novos mares. A gente sente quando chegou a hora decisiva de mudar a nossa vida, que não dá mais para prolongar o inevitável. O estresse e a pressão alta podem estar nos alertando sobre isso, sendo esses sintomas decorrentes de uma rotina que não queremos mais levar. E ela está cada vez mais presente em nossa sociedade. E essa mesma sociedade é a que critica nossa posição de tentar reverter o jogo. Assim, mais evidente fica pra mim que essas pessoas tem medo de mudarem suas vidas e, perante suas covardias, não aceitam que ninguém o faça.
Se não acreditarmos em nós mesmos e termos a coragem de nos desafiar, faremos apenas as coisas que nos forem necessárias e não as que forem importantes. Mais clichê do que  “realizar os nossos sonhos” é chegarmos ao fim da vida e nos arrependermos de não ter feito o que desejávamos. Se você se encaixa nesse esteriótipo, repense seus atos. Existem aqueles que estão deixando sua zona de conforto e arriscando uma vida melhor. E há quem faz o que não quer, conquistando o que nunca quis. O tempo passa e não consegue descobrir onde errou. Se você persiste nesse erro, eu lamento por você também.
Do menino, que já se lamentou muito consigo mesmo.
Eric Ventura

Você também pode gostar:

3 comentários: