inspiração

Sobre se reinventar

terça-feira, dezembro 29, 2015 Unknown 2 Comentários


Para muitos, esse ano ficou conhecido como um ano nada fácil. Mesmo tendo voado rápido para mim, sou um desses que teve a mesma sensação: 2015 foi um ano bem duro. Houve lágrimas, crises emocionais e existenciais, preocupações familiares, estresse à flor da pele, brigas, desolações, expectativas frustradas, entre muitas outras coisas. Porém, uma força presente em mim nesses doze meses teve um papel fundamental para que eu triunfasse em cada momento delicado em que vivi: a esperança.
Sempre fui uma pessoa positiva, que sempre procurou uma luz no fim do túnel, mas posso dizer que nesse ano eu me superei. A fé e a crença de que tudo daria certo ou que pelo menos o resultado fosse o melhor possível, foram além do que eu estava acostumado. Entretanto, isso não aconteceu de uma hora para a outra e há uma lógica por trás disso.
Quem acompanha o Um Menino Caminha há algum tempo já deve ter percebido que o blog não se trata apenas de viagem. Na verdade, é muito mais que isso. A própria descrição da fanpage entrega o real significado: “sobre a melhor viagem que embarcamos: a nossa própria vida”. E foi viajando por aí – um hiato que deu uma relevância maior no meu dia a dia dali em diante – nessa grande jornada que aprendi uma lição valiosa e que mudaria o meu rumo para sempre: recomeçar é tão bom quanto começar.
Pense bem. Iniciar algo do zero, sem ter muita experiência sobre o assunto, é algo sofrível. Prazeroso, mas sofrível. As falhas sempre batem à porta. Realizar as tarefas com maestria exigem muito da gente e nem sempre são garantidas. Após um tempo adquirindo conhecimento e aprendendo os macetes é que sentimos a confiança de que dominamos aquilo que estamos tratando. Contudo, isso também não significa que estamos isentos de falhar. Assim, ao ter que juntar os cacos depois de uma potencial grande queda, retomar o trabalho inicial já não é tão ruim. Vamos descobrindo aos poucos que nossas pernas vão se fortalecendo enquanto caminhamos. E, havendo novas decaídas no futuro, o baque é menor e o novo recomeço é mais triunfal.
Nós temos tanto medo do incerto e da mudança que isso acaba nos cegando para os benefícios que eles nos proporcionam. A dor causada pelo fracasso realmente tem um gosto amargo, mas é através dos infortúnios que temos a chance de crescer. Não temos o controle de tudo, mas podemos fazer algo a respeito. Precisamos agir e acreditar verdadeiramente naquilo que é melhor pra gente. Caso não saia como o esperado, temos que nos reinventar conforme o resultado. O que acontecer depois disso pode ser melhor do que o planejado.
Esse ano foi duro, mas eu sou mais duro ainda. De tanto cair, descobri que sou bom o bastante para tentar novamente. Abandonei um emprego, uma profissão dos sonhos de alguém que ficou lá pra trás, no passado, para poder viver um outro velho sonho o qual sempre foi mais importe pra mim. Me dedicar à escrita de corpo e alma não é um pedido de ano novo, já é uma realidade, uma necessidade para eu ser mais feliz. E eu me devo isso.
Do menino que te deseja um "feliz recomeço novo".
Eric Ventura

Você também pode gostar:

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Me lembrou uma música da banda 5 a seco "faça desse drama"
    "Faça disso a hora de recomeçar, para conviver com a dor, para a dor também saber passar. Se já passou? Dê um sorriso a cara e vá embora!"
    Tenho, até hoje visto o recomeço como algo cansativo. Bóra mudar!
    Parabéns pelos textos!

    ResponderExcluir