relatos

O que está acontecendo com o mundo?

sábado, novembro 14, 2015 Unknown 1 Comentários


Lembro, quando criança, de ouvir uma canção que me dava paz, me sentia bem mesmo sem entender direito por não ser da minha língua nativa. Que melodia. Era possível sentir o desejo do cantor por algo maior. Talvez ela tenha sido o percursor do meu gosto por John Lennon e os Beatles. Apenas alguns anos mais tarde eu viria a entender melhor a letra de Imagine, mas o ideal eu já tinha entendido há tempos.
O que está acontecendo com o mundo? Tem tanta coisa ocorrendo que não sei nem pensar numa resposta. É o caso de Mariana em MG, os atentados em Paris, atentado no Líbano, fora outras coisas que talvez não tenha chegado até nós pela mídia. E quase tudo na mesma semana. É incrível quantas tragédias podem caber num mesmo período de tempo. Não que não acontecesse esse tipo de coisa antes, mas nos últimos anos nós temos presenciado tantas desgraças que me faz pensar sobre os danos que temos causado. Digo no plural porque todos temos uma parcela de culpa, seja sobre o meio ambiente, seja sobre as pessoas.
Acredito que vivemos numa época crítica pelo simples motivo de descobrirmos que em nosso próprio ciclo de amizade existem pessoas que contribuem, e muito, para uma sociedade do ódio. Imagino que antigamente, pela falta de uma tecnologia de acesso à informação diversificada como temos atualmente, os fatos eram escondidos com mais facilidade, deixando dessa forma o povo menos culto e mais manipulável. Era mais difícil saber o pensamento alheio. E era dito que os maiores causadores da discórdia estavam no congresso. Hoje, graças a internet, basta uma timeline de rede social pra vermos como estamos rodeados por todos os cantos pelos mesmos tipos de pessoas. E os chamamos de amigos. É tanta raiva espalhada pela maioria deles que ficamos meio confusos pelo rumo que o planeta está tomando. Desejam morte para os bandidos, morte para a presidente, morte para os homossexuais, morte para quem está fugindo da morte pela guerra de seu país de origem. Elegem quem prefere prisões à escolas. Escolhem destruir a natureza e expulsar os índios de suas terras em nome do “progresso”. Caralho, sem as pessoas não haverá progresso!
A cor da pele deveria apenas colorir o mundo com mais beleza e não ser um separador de povos. A religião deveria pregar o amor e não ser motivo de milhões de pessoas serem mortas em campos de concentração. Aliás, um religioso deveria repassar seu conhecimento para a paz e não agir por interesse próprio ou minimizar quem não tem uma mesma crença. Deveria haver igualdade nos direitos de todos os gêneros. Não deveria ser tão difícil viver em paz. Quando será que iremos aprender?
Minha solidariedade a todos os envolvidos nessas tragédias. Vocês não estão sozinhos, estamos todos juntos nessa dor. Desejo que essa seja mais uma oportunidade de nos unir e mostrar pra nós mesmos que todos estamos do mesmo lado, mesmo que alguns estejam confusos e não tenham percebido isso ainda. Pode parecer que tudo está perdido, mas, enquanto estivermos aqui, haverá esperança sim. E termino esse texto com um trecho traduzido da mesma música que citei no início e que até hoje continua me inspirando: “Você pode dizer que sou um sonhador, mas não sou o único. Tenho a esperança de que um dia você se juntará a nós. E o mundo viverá como um só”.
Do menino que acredita.
Eric Ventura

Você também pode gostar:

Um comentário: