relatos,

Sobre externar somente o melhor de si

quarta-feira, março 15, 2017 Unknown 0 Comentários


A vida vai te fazer passar por constantes provações, e são esses momentos que irão moldar seu caráter. Se você vai ser alguém forte. Se vai ser confiável e leal. Se vai colecionar mais momentos felizes ou ruins. Não vou mentir, será mais difícil do que parece. E você vai falhar. Várias vezes. Mas, depois de tanto vivenciar e absorver, você vai se tornar uma pessoa extraordinária. Pelo menos terá a chance de ser.
Recentemente eu fui testado. Para ser mais exato, faz apenas um dia. E já te entrego um spoiler: eu quase perdi. Quase. E foi por pouco justamente porque eu tinha todas as armas ao meu favor para revidar a maldade a qual me incitaram. Era dessas vinganças para expor a “filhadaputagem” que te fizeram e que a gente acredita que a pessoa merece. Gastei parte do dia consumido pela raiva, especulando em meu interior em como seria fácil praticá-la. Horas mais tarde, levemente mais calmo, percebi quanto tempo perdi me deixando levar pelo sentimento. Posterguei assuntos importantes do dia pelo pequeno desaforo. Foi a hora que me dei conta do quão idiota estava sendo.
No nosso dia a dia sempre iremos nos deparar com obstáculos. Às vezes disfarçados de pessoas, às vezes de situações. Não dá pra fugir disso. E acredite: os tornaremos maiores do que realmente são. Mas é possível resolver isso, basta persistirmos no tipo de ser humano que queremos ser e trabalharmos nosso autocontrole focando nisso. E podemos ir além. Se tirarmos proveito dos infortúnios, exprimindo-os ao máximo em reflexões, nos conheceremos melhor e poderemos evitar futuros erros. Assim, faremos até mesmo dos frutos estragados um bom suco.
Empenhado intensamente em minha espiritualidade eu descobri que me livraria do mal se eu tomasse o rumo inverso a ele. Só assim conseguiria enterrá-lo de vez. Então, se durante o caminho esquecemo-nos de quem idealizamos ser, iremos nos autossabotar. Facilitaremos o trabalho de quem quer nos prejudicar. Ceder a qualquer anseio pelo prazer da vingança, o mínimo que seja, nos deixará vagando ainda mais perdidos. E são tantos os convites para nos afogarmos nesses sentimentos vazios.
Externe somente o bem. Qualquer outra coisa que coloque seus valores à prova não deve ser bem-vinda. Se de imediato parecer impossível, não aceite nada menor do que começar sendo a pessoa mais fantástica desse mundo. A melhor vingança é ser plenamente feliz, nenhum inimigo suporta isso.
Em uma última provocação o indivíduo desejou-me “boa sorte”. Ah, meu amigo, mal sabe ele que, definitivamente, me saí muito melhor do que esperava.
Do menino que, se tivesse cedido à vingança, continuaria há mais de um ano sem escrever no blog.
Eric Ventura

Você também pode gostar:

0 comments: