relatos,

O que Wally pode nos ensinar sobre a vida?

terça-feira, março 31, 2015 Unknown 3 Comentários


Há alguns anos, durante a infância, um livro muito específico me marcou. Era todo colorido, cheio de ilustrações e, seu principal objetivo, era perseguir um maldito personagem que parecia impossível de se achar. Levava vários minutos – quiçá, horas – pra conseguir virar a página e procurar o próximo. Aquela alegria de encontrá-lo era inigualável. Mas, teve vezes que, de tão difícil, o abandonava furioso. E não foram poucas essas vezes.
O tempo passa. Adulto, percebo que aquela impaciência, característico das crianças, nos acompanha por toda a vida. Não querer esperar é algo que só nos faz sofrer. Essa ansiedade de ter tudo na mão o quanto antes só me parece fazer o tempo correr mais rápido. Enquanto que, nossos objetivos, parecem ficar mais atrasados. Como no antigo ditado “quem tem pressa, come cru e quente”, com a falta de paciência, iremos apenas quebrar a cara. É nesse ponto que o famoso livro entra. E, como vocês já devem ter percebido, o livro em questão, é o “Onde está o Wally?”.
Mais do que conseguir encontrar o Wally no meio da multidão, encontro muitas semelhanças entre seus livros e a nossa vida, assim como nossos objetivos e com as pessoas que conhecemos pelo caminho. Para localizá-lo você não pode se fixar em apenas um lugar, é necessário não ter pressa e caminhar os olhos por todos os cantos e detalhes ao seu redor. Procurar em novos lugares. Leva-se tempo para achá-lo. Ele sempre está viajando. Um dia está em Londres e, em outro, Roma. E em alguns países se esconde com nomes diferentes. Mas isso não significa que não pode ser encontrado. Só mostra como o percurso é árduo, temos que insistir e persistir, mas, ao mesmo tempo, viajar em sua busca, será divertido e gratificante. Várias vezes iremos nos deparar e nos enganar com personagens que achamos ser o Wally, isso é comum, faz parte do trajeto. Mas vai chegar a hora que, ao olharmos com muita atenção, saberemos que é quem estamos procurando. Se por algum motivo desconfiarmos que não é, sempre temos a opção de recomeçar.
Acredito que essa busca é incessante. Sempre haverá um livro novo para nos aventurar em descobrir seu paradeiro. E a beleza está aí. A pressa sempre estará em nosso cotidiano, desafiando nossa paciência. Mas esperar também não é uma opção. Temos que fazer nossa parte, agir pelo que queremos e deixar o resto acontecer. É duro, mas também o que vem fácil, vai fácil. Dessa forma, em nossas vidas, teremos diversos Wally’s para encontrarmos. Todos parecem iguais, mas existem alguns especiais prontos para serem descobertos. E, com sorte, durante a nossa jornada, terminaremos vários e vários de seus livros.
Do menino, que está com uma enorme dificuldade para achar alguns dos “listrados”, mas que não vai desistir de procurá-los.
– Eric Ventura

Você também pode gostar:

3 comentários:

  1. Olá Eric, tudo bem? Cara, gostei muito do teu Blog. Sinto falta na blogosfera brazuca de viagens de blogs assim; sem o destaque excessivo em dicas e fotos, priorizando um bom texto e a filosofia de uma viagem. Acredito que as viagens aportam um tipo de sabedoria especial para quem esta aberto a ela. Te convido a conhecer o meu blog também. Um abraço e ja te salvei nos favoritos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir